Green Funding

A GreenVolt através do seu posicionamento no segmento de mercado das energias renováveis está comprometida com a transição energética, em linha com as Políticas Europeias e Nacionais que assumem metas de redução de emissões progressivamente mais ambiciosas. 

A GreenVolt acredita que que o financiamento sustentável é fundamental para estimular o objetivo e vigência futura de uma sociedade neutra em carbono e, nessa medida, está empenhada em integrar a sua agenda de sustentabilidade nas suas finanças corporativas. 

Através do financiamento sustentável, a GreenVolt pretende investir em projetos que melhorem o seu desempenho ambiental, promovam um enquadramento de produção de energia limpa e renovável, e fortaleçam a prevenção e controlo integrados da polução reforçando, por conseguinte, o seu compromisso com a sustentabilidade. 

Conheça com maior detalhe a estratégia de financiamento sustentável da GreenVolt.

 

GREENVOLT 
Green Bond Framework

O Green Bond Framework da GreenVolt foi desenvolvido para financiar e/ou refinanciar novos e/ou projetos de energias renováveis e de eficiência energética (incluindo mas não limitado a biomassa, solar, eólica, geração descentralizada e armazenamento), projetos de controlo e prevenção integrados de polução, aquisições & fusões no contexto do setor de energia renovável, e outros projetos ou investimentos relacionados como R&D. 

A utilização dos recursos da primeira emissão será exclusivamente alocada ao financiamento da aquisição Tilbury Green Power, central de biomassa que utiliza resíduos de madeira provenientes de construções e demolições no UK. 

Os critérios de elegibilidade definidos no Greenvolt Green Bond Framework são:

1. Energia Renovável e Limpa, 
2. Eficiência Energética, 
3. Prevenção e Controlo Integrados da Poluição.

A GreenVolt solicitou a uma empresa independente especializada em investigação, ratings e informação ESG que emitisse um Second-Party Opinion, confirmando que o seu Green Bond Framework está alinhado com os "Princípios das Obrigações Verdes" (versão 2021), publicado pela International Capital Market Association (ICMA).

 

SOCIEDADE BIOELÉTRICA DO MONDEGO 

A "SBM" é uma empresa Portuguesa, detida a 100% pela Greenvolt, que se dedica à construção, operação e manutenção de uma central termoelétrica a biomassa, com capacidade de 34,5 MW, localizada na Figueira da Foz.

SBM Green Bond

Para financiar os seus investimentos, a SBM desenvolveu um SBM Green Bond Framework, que serviu de base à emissão do seu SBM 2019-2029 Green Bond ("empréstimo obrigacionista verde").
A utilização dos recursos será alocada exclusivamente ao financimento da central termoelétrica a biomassa de 34,5 MW, localizada no perímetro fabril da Celbi.

Os critérios de elegibilidade definidos no SBM Green Bond Framework são:

1. Energia Renovável e Limpa
2. Prevenção e Controlo Integrados da Poluição

A SBM contratou a Sustainalytics para avaliar o SBM Green Bond Framework, tendo dela obitdo uma Second-Party Opinion positiva, relativamente ao seu alinhamento com as condições estabelecidas pelos Princípios de Obrigações Verdes ("Green Bond Principles"), publicados pela International Capital Market Association.

 

22 Out, 2021
GreenVolt Second-Party Opinion by Sustainalytics
19 Out, 2021
Greenvolt Green Bond Framework
27 Jul, 2021
SBM Green Bond - Pagamento Cupão n.º 5
25 Mar, 2021
SBM Green Bond - Relatório de Alocação e Impacto 2020
28 Jan, 2021
SBM Green Bond - Pagamento Cupão n.o 4
23 Jul, 2020
SBM Green Bond - Pagamento Cupão n.o 3
27 Mar, 2020
SBM Green Bond - Relatório de Alocação e Impacto 2019
29 Jan, 2020
SBM Green Bond - Pagamento Cupão n.º 2
18 Jul, 2019
SBM Green Bond - Pagamento Cupão n.º 1
26 Fev, 2019
SBM Green Bond Second-Party Opinion by Sustainalytics
26 Fev, 2019
Comunicado à Imprensa
26 Fev, 2019
SBM Green Bond Framework
26 Fev, 2019
Altri informa sobre Empréstimo Obrigacionista Verde emitido pela SBM