Investidores

Perfil Corporativo

A Greenvolt – Energias Renováveis, S.A. (“Greenvolt”), sociedade integrante do Grupo ALTRI, SGPS, S.A. (“ALTRI”), é uma empresa que opera no setor das energias renováveis, sendo líder em Portugal no segmento de produção de energia eléctrica a partir de biomassa florestal. Com uma experiência acumulada neste segmento de cerca de 20 anos, a Greenvolt possuiu amplas e comprovadas competências técnicas na concepção, engenharia, operação e manutenção de centrais de biomassa.

A GREENVOLT nasceu, em 2002, de um firme compromisso com a sustentabilidade e com a economia circular, num contexto accionista de parceria estratégica, de controlo conjunto (50%/50%), entre o grupo ALTRI e o Grupo EDP.  Em julho de 2018, a ALTRI adquiriu ao Grupo EDP a participação social por este detida, tendo-se tornado, desde então, titular de 100% do capital social e dos direitos de voto da sociedade.

Já em 2019, a GREENVOLT, através da sua subsidiária integralmente detida Sociedade Bioelétrica do Mondego, S.A. foi a primeira sociedade em Portugal a realizar uma emissão obrigacionista “verde”. A operação destinou-se a financiar os investimentos desta subsidiária, na construção de uma nova central termoeléctrica a biomassa, localizada na Figueira da Foz, contribuindo para a prossecução de uma política estruturante no campo energético, que permitiu diminuir a dependência externa e o efeito de estufa resultante da utilização de combustíveis fósseis. A utilização de biomassa florestal, por outro lado, além de contribuir para a criação de emprego e para o ordenamento da floresta, permitiu reduzir os riscos de incêndio, promovendo um ambiente de produção de energia limpa e renovável, reforçando assim, ainda mais, o compromisso de sustentabilidade da GREENVOLT. A Emissão alinhou-se com as condições estabelecidas pelos Princípios de Obrigações Verdes (“Green Bond Principles”) publicados pela International Capital Market Association e foi a primeira Emissão de Obrigações Verdes admitida à negociação em Portugal, na Euronext Access Lisbon.

Atualmente a actividade da GREENVOLT resulta da estratégia de melhoria contínua prosseguida pela Altri, de integração entre a fileira florestal produtora de biomassa e a produção de energia a partir deste recurso renovável, aumentando a sua capacidade de contribuição ativa para a melhoria do ordenamento e da limpeza da floresta e, consequentemente, para a sua sustentabilidade, preocupação actual e premente em Portugal, o que para a Altri e para a GREENVOLT constitui, desde há largos anos, uma absoluta prioridade.

Tendo por base as competências técnicas, a GREENVOLT desenvolveu uma estratégia de crescimento diferenciadora assente em 3 áreas: biomassa, energia solar e fotovoltaica e geração energética descentralizada: 

  • Em termos de biomassa, actividade central, e tendo em conta a ampla experiência acumulada e os resultados obtidos, a GREENVOLT pretende implementar uma estratégia de consolidação do mercado europeu através da aquisição de centrais de biomassa, quer a nível doméstico, quer a nível europeu, com o objectivo de acrescentar valor através da implementação das suas reconhecidas competências técnicas

 

  • Relativamente ao segmento de energias renováveis baseadas em recursos eólicos e solares, a GREENVOLT vai posicionar-se a montante da cadeia de valor, no segmento do desenvolvimento de projectos, onde a rentabilidade é mais elevada e onde as necessidades de capital são menores. Em termos geográficos, a GREENVOLT têm uma ambição pan-europeia, com um enfoque em países onde existem metas de energias renováveis mais ambiciosas, onde os esquemas remuneratórios e o ambiente institucional é mais estável e onde todo o processo de desenvolvimento de projectos de energias eólica e solar é mais desafiante, como sejam a Polónia, a Grécia, Itália e França. Neste sentido, a GREENVOLT adquiriu a V-Ridium, um dos maios promotores europeus de projectos deste tipo, plataforma através da qual irá implementar a sua estratégia neste segmento

 

  • No que concerne à energia solar, o segmento de geração eléctrica descentralizada tem vindo a registar nos últimos anos crescimentos muito fortes. Este segmento é claramente uma aposta de futuro, gerando significativas poupanças para os clientes, quer sejam famílias, quer sejam indústrias. Assim, neste terceiro vector estratégico de crescimento, a GREENVOLT pretende ter uma presença significativa no mercado ibérico

Deste modo, a GREENVOLT afirma-se com uma empresa de referência europeia no segmento de mercado das energias renováveis, apresentando um posicionamento estratégico diferenciador e centrado na descarbonização das economias, através de criteriosos pressupostos económico-financeiros.

Principais Indicadores

  2020 2019 2019/2020
VENDAS ENERGIA MWh 732,6 540,2 35,6%
VENDAS ENERGIA M€ 89,9  64,2 40,0%
EBITDA M€ 33,0 22,7 45,3%

 

 

 

 

 

Financiamento Sustentável na GreenVolt.

A GreenVolt está empenhada em integrar a agenda da sustentabilidade nas suas finanças corporativas. Assim, através do financiamento sustentável, a GreenVolt pretende investir em projectos que melhorem o seu desempenho ambiental, promovam um enquadramento de produção de energia limpa e renovável, e fortaleçam a prevenção e controlo integrados da poluição, reforçando, por conseguinte, o seu compromisso com a sustentabilidade.

Emissões de Obrigações da GreenVolt