Sustentabilidade

O nosso compromisso

A GreenVolt está comprometida a liderar a produção de energia a partir de fontes renováveis, como um meio para um futuro ambiental, económica e socialmente mais sustentável. Indo de encontro aos desafios que as alterações climáticas nos oferecem, a GreenVolt está comprometida a dar um contributo relevante através do desenvolvimento da sua atividade e com o compromisso de todas as suas equipas.

 

Objetivos

A nossa estratégia de sustentabilidade assenta numa progressiva exigência de utilização de meios físicos e humanos que menos impacto provoquem em termos ambientais.

O desenvolvimento de projetos de produção de energia limpa e renovável é um contributo importante para a redução da utilização de fontes de energia não renovável, e que contribuirá para responder aos desafios que o nosso planeta enfrenta, nomeadamente na redução de emissões de CO2 e, de forma global, no combate às alterações climáticas.

Política de Sustentabilidade

A GreenVolt considera ser sua responsabilidade gerir e desenvolver a sua atividade de uma forma sustentável. Neste sentido, compromete-se a orientar a sua atuação pelos seguintes princípios de caráter económico, ambiental e social:

1

Estabelecer e implementar condições que conduzam à satisfação das necessidades e expectativas dos acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade e demais partes interessadas, com respeito pelo meio ambiente e em condições de sustentabilidade económica, social e ambiental, numa perspetiva de melhoria contínua, e de prevenção da poluição, das lesões, ferimentos e dos danos para a saúde dos trabalhadores.

2

Desenvolver a sua atividade de desenvolvimento e operação de projetos de produção de energia renovável, minimizando o respetivo impacto ambiental, estabelecendo mecanismos de prevenção e segurança e adotando prioritariamente medidas consistentes com as melhores técnicas disponíveis economicamente viáveis.

3

Contribuir para a recolha e tratamento de sobrantes florestais e agroflorestais, de modo a acrescentar valor económico às comunidades e atuar na prevenção de incêndios florestais.

4

Melhorar continuamente o desempenho e a eficácia dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Energia e Saúde e Segurança, estabelecendo objetivos e metas periodicamente revistos.

5

Cumprir a legislação aplicável e outros requisitos definidos pela Organização, fixando objetivos de melhoria do seu desempenho.

6

Adotar critérios de minimização de riscos e impactos ambientais e sociais, na escolha de processos, tecnologias, matérias-primas e meios de transporte.

7

Prevenir a ocorrência de acidentes e manter um estado de prontidão operacional para fazer face a emergências.

8

Prevenir as doenças profissionais e acompanhar a saúde dos trabalhadores, em cumprimento da legislação sobre medicina no trabalho e tendo em conta as especificidades da empresa.

9

Estimular a participação dos trabalhadores na melhoria contínua do desempenho da organização e na consecução dos objetivos estabelecidos, promovendo a sua sensibilização e formação técnica.

10

Manter processos de apoio ao desenvolvimento dos seus colaboradores, potenciando as suas competências individuais, estimulando o trabalho em equipa e premiando a orientação para resultados e o cumprimento de missões e objetivos.

11

Disponibilizar a informação e os recursos necessários para atingir os objetivos e as metas definidos.

12

Exigir dos fornecedores o cumprimento de procedimentos, regras e princípios consentâneos com os padrões adotados internamente, estimulando mecanismos de colaboração.

13

Auscultar os stakeholders com o objetivo de compreender as suas preocupações e expetativas no âmbito da sustentabilidade

 

14

Reportar regularmente o seu desempenho em matéria de sustentabilidade.

 


Lisboa, Maio de 2021